sábado, 18 de outubro de 2008

De: uma preta/ Para: duas pretas

Finalmente, e com felicidade, posso fazer menção ao recente blog que ganha espaço pelo cyber http://brsoulsista.blogspot.com/
Numa apresentação formal diria que a autora é a carioca-baiana Fabiana de Lima Peixoto, pesquisadora da “excludente tradição literária brasileira dos manuais didáticos de literatura” e também professora de literatura e de língua portuguesa no Rio de Janeiro.
Mas, isto eu “pesquei” do seu lattes e do seu perfil público.
Quero mesmo é apresentar Fabiana, Fafazinha, Fafá ou Fá. Apelidos dados a mesma pessoa, minha amiga para tantas coisas, desde papos-cabeça a conversas esculachadas, desde pequenos entreveros a boas e longas gargalhadas ou sobre as opostas maneiras de ser de nós, baianos e cariocas. Desde congresso e falas na terra-berço do jazz a dureza dos sábados inteiramente dedicados, junto com Naná, às leituras indigestas dos maçudos textos in english (que sufoco, heim amiga, but arqueology and etnohistory of African Iron Age...never, never more!)
Fafá é uma preta boa de briga, posicionada politicamente, gosta de manejar as palavras na primeira pessoa e é dona de um grande coração.
Fafá é “soulsista”.
É isso aí, irmã!
***
Na seqüência e aproveitando a oportunidade para divulgar coisas interessantes, também gostaria de fazer menção a um outro blog, que tive conhecimento através da minha curiosidade cibernética. Fui atraída pelo forte título: Pensamentos de uma preta africana. Gostei e vi que Nyikiwa tem personalidade ao escrever sobre assuntos do lado de lá, de Moçambique. Eis o link.
http://nyikiwa.blogspot.com/
****
E então, aqui estou eu, uma também preta, a saudar estas duas outras pretas.
Que tenhamos sempre o bom de dizer e escrever!

5 comentários:

Anônimo disse...

Que saudade!

Sueli Borges disse...

Amigo Marlon, saudade também!
Não sei que mistério tem esta nossa "soterópolis" de esconder as pessoas umas das outras, mesmo quando elas são praticamente vizinhas.
Já viu que voce é um "soul broda" no blog da "soul sista"?
Beijos.

Anônimo disse...

Su,
já likei a Preta Africana à WebNeguinha.
Obrigada por socializar o achado.
Bj

Sueli Borges disse...

Webneguinha Kátia,
estamos numa rede internacional de mulheres. Que bom!
Bj.

:: Soul Sista :: disse...

Aaaaah, quase imperdoável eu ainda não ter comentado aqui. Que absurdo! Diante de tanta correria, justamente, desde a semana do dia 18 não tenho olhado blogs amigos. Ai ai! Mas hoje, seduzida pela palavras a Itamar, fui descendo, descendo, quando me deparei com essa linda apresentação de mim e do meu blog. Amigaaaa, fiquei chocada com a pesquisa até no Lattes sobre a minha pessoa e emocionada com a sensível apresentação do blog que coletivizei, justamente, depois de uma grande força dada por você.
Su, se de Na, como disse, guardarei as travessuras, de você ficará em mim para sempre a linda voz (primeiro de tudo), a ética, a coragem pela vida e a certeza de que temos obrigação de sermos saudáveis e felizes!
Foi a primeira pessoa aqui em Salvador a me abrir o sorriso, chamar para um samba, me acolher. Por isso, você sabe bem, associei primeiramente a você o sentido profundo que dou a palavra SOULSISTA. Irmãs de alma, na alegria, na guerra e nas tristezas. De tudo, a gente acaba fazendo uma festa, rindo a valer e jogando pra longe a energia negativa.
Um grande, imenso beijo

Ah, já coloquei no blog a outra preta do outro continente, tb nossa SOULSISTA